Os pets idosos, assim como nós, podem desenvolver problemas de visão com o tempo, como catarata, glaucoma ou degeneração da retina, que podem afetar sua qualidade de vida.
A frequência dos exames oftalmológicos para pets idosos pode variar, mas é recomendado que, a partir dos 7 anos, o seu pet faça uma avaliação oftalmológica ao menos uma vez por ano.
Se ele já tiver algum problema de visão ou histórico familiar de doenças oculares, o veterinário pode sugerir exames mais frequentes, como a cada 6 meses.
Esses exames ajudam a detectar problemas precocemente, o que facilita o tratamento e pode até prevenir a perda total da visão. Além disso, ao identificar uma condição ocular, o veterinário poderá indicar as melhores opções de tratamento, seja por meio de medicação, cirurgia ou cuidados paliativos.
Lembre-se: seu pet não vai te contar se estiver com dificuldades para enxergar, por isso, é fundamental fazer esses exames regularmente.
Assim, você pode proporcionar a ele a melhor qualidade de vida, garantindo que ele continue aproveitando os momentos ao seu lado com conforto e bem-estar.
Dra Bruna Aguiar
CFMV-DF 3429
Hospital Veterinário Vet Help