Se você percebeu que os dentes do seu pet estão moles, é importante ficar atenta, pois isso pode ser um sinal de problemas de saúde bucal!
Quando os dentes começam a ficar moles, pode ser que haja uma doença periodontal em andamento, que é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Se não tratada, essa condição pode levar à perda dos dentes e até a problemas mais graves, como infecções.
A primeira coisa que você deve fazer é levar seu pet a um veterinário. O veterinário vai examinar a boca do seu bichinho e verificar a causa das alterações nos dentes.
Em alguns casos, a movimentação dos dentes pode ser um sintoma de gengivite ou periodontite, condições que podem ser tratadas com cuidados odontológicos especializados.
O tratamento pode incluir uma limpeza profunda nos dentes do seu pet, removendo o tártaro e a placa acumulada. Dependendo da gravidade do caso, pode ser necessário realizar extrações dentárias para evitar que a infecção se espalhe para outras partes do corpo, como o coração ou os rins.
Além disso, para prevenir problemas futuros, você pode adotar uma rotina de cuidados com a saúde bucal do seu pet. Escovar os dentes dele com uma escova e pasta específicas para animais e fornecer brinquedos que ajudem a limpar os dentes são hábitos simples que podem fazer uma grande diferença.
Então, não deixe de observar a boca do seu pet e, ao perceber qualquer alteração, procure o veterinário. Com o tratamento adequado e os cuidados certos, seu companheiro vai continuar com um sorriso saudável e feliz!
Dra Bruna Aguiar
CFMV-DF 3429
Hospital Veterinário Vet Help