Cuidar da saúde dos animais de estimação é fundamental para evitar problemas nos rins.

03/03/2023 às 17:42:41

O cuidado deve ser algo constante, um dos problemas mais silenciosos e comuns são as doenças renais.

Assim como os seres humanos, os rins de cães e gatos têm, entre outras as funções, a função de filtrar o sangue para eliminar substancias nocivas ao organismo.

Algo que pode ajudar a mantê-los saudáveis é oferecer uma boa alimentação e água potável em quantidade suficiente.

Os cães a medida que vão ficando mais velhos podem começar a apresentar alterações renais e o fator predisposição racial pode ser determinante.

Algumas raças de cães com predisposição a desenvolver problemas renais:

Shin tzu;
Beagle;
Cocker;
Lhasa Apso;
Maltês;
Pastor alemão;
Poodle;
Dachshund;
Pinscher.

Os gatos, independente da raça, são os mais afetados! Isso pode estar diretamente relacionado ao fato de se interessarem menos por água que os cães. Por isso, para a prevenção da doença e estimular ingestão hídrica, aconselhamos fazer uso de fontes, eles amam água em movimento e isso estimula a ingestão de água por eles.

Outra opção muito eficaz é oferecer ração úmida e adicionar um pouquinho mais de água a mistura. Aposto que eles vão amar.

Não espere o problema aparecer, leve o seu pet para fazer exames preventivos e fique atento aos sintomas!

Dra Bruna Aguiar
CFMV-DF 3429