Esse problema, conhecido como urolitíase, pode causar dor e desconforto ao seu bichinho. É importante ficar atenta aos sinais que podem indicar a presença dessas pedras, como dificuldade para urinar, urinar com frequência, sangue na urina ou até mesmo dor abdominal.
MAS O QUE FAVORECE A FORMAÇÃO DESSAS PEDRAS?
A alimentação é um dos principais fatores. Rações com baixo teor de água, dietas ricas em minerais e falta de acesso à água fresca podem contribuir para a formação de cristais e pedras. Além disso, algumas raças são mais predispostas a esse problema, como o Yorkshire Terrier, o Poodle e o Shih Tzu.
Caso você suspeite que seu pet tenha pedras na bexiga, é fundamental levá-lo ao veterinário. O tratamento pode variar de acordo com o tamanho e a localização das pedras. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia, enquanto em outros, pode-se optar por uma dieta especial para dissolver as pedras.
A boa notícia é que é possível prevenir a formação de pedras!
Certifique-se de que seu pet tenha sempre água fresca disponível e considere uma dieta equilibrada e adequada para a raça e idade dele. Visitas regulares ao veterinário também são essenciais para garantir que a saúde do seu bichinho esteja em dia.
Ao notar sintomas de pedras nos rins no seu Pet, traga-o para avaliação e tratamento no Hospital Vet Help o quanto antes!
Dra Bruna Aguiar
CFMV-DF 3429
Hospital Veterinário Vet Help